Inclusão Social

Este Blog prove um espaço de informações, pesquisa e interação com pesquisadores, profissionais, estudantes, familiares e portadores de deficiência que tenham interesse nos assuntos referentes à Nova Era da Inclusão Social.

Sunday, September 03, 2006

OBRAS DE ARTE E OBJETOS DA CULTURA BRASILEIRA



ARTE MODERNA EM CONTEXTO

COLEÇÃO ABN AMRO REAL

Programa de Visitação de Deficientes Visuais

informações

24 DE AGOST0 A 06 DE OUTUBRO DE 2006

segunda a sexta das 9:00 às 19:00 horas

sábado e domingo das 10:00 às 18:00 horas

AVENIDA PAULISTA, 1374 (metrô Trianon-masp)

SÃO PAULO

ENTRADA GRATUITA
HORÁRIOS DE AGENDAMENTO DE SEG. A SEX. DAS 15:00 ÀS 17:00

INFORMAÇÕES E AGENDAMENTO

DAS 9:00 ÀS 19:00

TEL 11 3044 0468

FAX 11 3044 0588

E-MAIL arteemcontexto@expomus.com.br



Venham conhecer as obras de grandes artistas brasileiros como Iberê Camargo, Di Cavalcanti, Volpi, Tomie Othake, Ivan Serpa, Aldo Bonadei, Cícero Dias e Portinari.

Um profissional estudioso em Pedagogia Multissensorial elaborou reproduções em relevos de algumas obras de arte selecionadas da Coleção, com base em critérios científicos. Foram feitas em diversos materiais, com jogos e textos em Braille, que poderão ser identificadas pelo público portador de deficiência visual que visitará em grupos ou individualmente a exposição.

O Programa de Visitação Especial de Deficientes Visuais se dará de forma inédita no Brasil e o seu caráter inédito está no fato de que pela primeira vez, as reproduções e informações estarão integradas ao projeto arquitetônico da exposição, ao lado das obras originais, em módulos especialmente desenhados.

O objetivo é proporcionar uma visita adequada e cuidadosa com a orientação de educadores especializados. Uma iniciativa que possibilitará não só a integração dos deficientes visuais com o público em geral e vice-versa, mas também aproximará o público de técnicas de ensino de arte.

Esta exposição apresenta as mais importantes obras modernistas da Coleção ABN AMRO REAL, da primeira metade do século XX. Os curadores, profissionais especializados do meio artístico que conceberam a exposição, deram destaque a duas principais vertentes artísticas: o abstracionismo, dividido em informal e geométrico, e o figurativismo, cujas obras foram agrupadas em seis núcleos: realismo social, paisagem rural, festas, naturezas-mortas, marinhas e paisagens urbanas.

Porém esta é uma exposição diferente porque reúne no mesmo espaço obras de arte, objetos e artefatos da cultura brasileira que expressam o contexto histórico das obras de arte, em uma atmosfera que despertará muito a curiosidade do público. Há músicas, vitrines com publicações, publicidade, objetos decorativos e utilitários e fotos que traduzem "o ambiente histórico-social e o contexto imaginário em que as obras foram criadas".

Os educadores vão relacionar, por meio de dinâmicas interativas, as obras da exposição com os conhecimentos dos alunos, com os grandes momentos da história brasileira contemporânea, com a literatura, a matemática, a fotografia, o teatro, a cultura popular, a política, entre outros assuntos.

Com a Exposição Arte Moderna em Contexto, o ABN AMRO REAL deseja proporcionar ao público o acesso ao seu direito à cultura e ao conhecimento da história da arte brasileira.

curadoria de Fernando Cocchiarale, Franz Manata e Luiz Antônio EWBANK.

coordenação geral de Elly de Vries, curadora da COLEÇÃO.