Inclusão Social

Este Blog prove um espaço de informações, pesquisa e interação com pesquisadores, profissionais, estudantes, familiares e portadores de deficiência que tenham interesse nos assuntos referentes à Nova Era da Inclusão Social.

Tuesday, August 29, 2006

HELEN KELLER

Em 1971, a Diretoria do Lions Clubs International declarou que o dia 1º de junho seria lembrado como o "Dia de Helen Keler". Os Leões do mundo inteiro implementam proj Helen
etos de serviços relativos à visão no Dia de Helen Keller.
Helen Keller
Nascida Helen Adams Keller, em 27 de junho de 1880 em Tuscumbia, Alabama, EUA, a criança desenvolveu uma febre aos 18 meses de idade. Em seguida, Helen ficou cega, surda e muda.
Quando tinha seis anos, a professora Anne Mansfield Sullivan, da Perkins School for the Blind (Escola para cegos Perkins), foi contratada como professora de Helen. A moça, de 20 anos, ensinou a Helen a linguagem de sinais e o braile. A história da professora e sua aluna foi recontada na peça e no filme de William Gibson, "The Miracle Worker (O milagre de Anne Sullivan)".
Aos dez anos, Helen Keller aprendeu a falar. Sarah Fuller, da Escola Horace Mann, foi sua primeira professora de linguagem.
Em 1898, Helen entrou para a Cambridge School for Young Ladies (Escola para moças Cambridge). No outono de 1900, Helen matriculou-se no Radcliffe College. Conseguiu o bacharelado cum laude (com louvor) em Letras em 1904.
Através dos anos, Anne Sullivan permaneceu ao lado de sua aluna. Ela formava letras na mão de Helen para compreensão de livros de texto, palestras da faculdade e conversação.
A cruzada pessoal de Helen Keller
Em 1915, Helen juntou-se à primeira diretoria do Permanent Blind Relief War Fund (Fundo permanente de ajuda aos cegos de guerra), mais tarde conhecido como American Braille Press (Imprensa braile americana).
Em 1924, a jovem fundou a Helen Keller Endowment Fund (Fundo de dedicação Hellen Keller). No mesmo ano, Helen ligou-se à American Foundation for the Blind (Fundação americana para portadores de deficiência visual) como conselheira para relações nacionais e internacionais.
Em 30 de junho de 1925, Keller discursou na Convenção do Lions Clubs Internacional, realizada em Cedar Point, Ohio, EUA. Desafiou os Leões a se tornarem "paladinos dos deficiêntes visuais na cruzada contra a escuridão".Ela disse, "Eu sou sua oportunidade. Estou batendo à sua porta."
Em 1946, Helen Keller tornou-se conselheira para relações internacionais da American Foundation for Overseas Blind (Fundação americana para os deficientes visuais estrangeiros). Visitou 35 países.
Sua vida virou filme. "Helen Keller in Her Story" (Helen Keller e sua História) recebeu o "Oscar" de melhor documentário da Academia de artes e ciências cinematográficas em 1955.
Helen Keller fez sua última aparição pública em Washington, D.C., EUA, em 1961. Recebeu o Prêmio Humanitário Lions por uma vida inteira de dedicação.
Helen morreu em 1º de junho de 1968, aos 87 anos. Seu pedido para os Leões, 43 anos antes, inspirou a organização internacional a adotar o Programa Conservação da visão e trabalho com deficientes visuais como uma de suas principais iniciativas de serviço.
Em 1971, o Lions do Alabama dedicou-lhe o Helen Keller Memorial Park. O parque está localizado no local onde ela nasceu, um lugar chamado Ivy Green. Desde a dedicação do parque, Leões de 37 países têm enviado presentes. O ponto central do memorial é um busto de Helen Keller com uma placa gravada em que se lê, "Eu sou sua oportunidade".
http://www.lionsclubs.org/PO/content/vision services_keller.shtml

Monday, August 28, 2006

A TIM estÁ recrutando pessoas com deficiência

Olá pessoal
Se você conhece alguma pessoa com deficiência
que esteja desempregado, a Tim está recrutando.
O endereço é recruta@timsul.com.br.
Mesmo que você não conheça alguém, passe isso para seus amigos...
com certeza chegará a alguém que necessite desse trabalho.

Leonardo Inácio
Centro das Indústrias do Estado de SP - CIESP
GCF - Gerência de Controladoria e Finanças
Av.Paulista, 1313 - 12º andar
tel: 3549-3299

Jefferson G. Araujo
Comprador
Centro das Inds. do Estado de S. Paulo - CIESP
Fone.: (0_11) 3549 3293 - Fax.: (0_11) 3251 2625
E-mail.: jaraujo@ciesp.org.br

Sunday, August 27, 2006

Observe as fotos abaixo e leia o texto a seguir



RESPEITE O CIDADÃO DEFICIENTE

Livros, filmes e algumas novelas, poderiam promover as possibilidades das pessoas com deficiência, ao invés da patologia em si e sentimentos piegas, carregados de compaixão e preconceito.
É preciso mudar a ótica sobre os deficientes e repensar nos próprios sentimentos e atitudes em relação às pessoas com deficiência, antes de realizar um trabalho com eles, seja educacional, jornalístico, artístico e que envolva a mídia.
Observando as fotos acima, podemos perceber que uma delas expressa a intenção do fotógrafo em expor os "defeitos" e as outras de mostrar uma criança:

LEITURA

Capítulo 1 – O Leão de Neméia – O DESVIO como ponto de partida e
Capítulo 3 – O Javali de Erimanto – AINDA A DEFICIÊNCIA: Uma discussão conceitual de: AMARAL, Ligia A. Conhecendo a deficiência em companhia de Hércules, São Paulo: Robe editorial, 1995.

Aspectos observados:

· Abordado o tema “deficiência”:
- Sob o ponto de vista médico (patológico) – características físicas e biológicas são relevantes;
- Sob o ponto de vista social: engloba aspectos biológicos e sociais(o modelo que a sociedade espera do indivíduo).
-
· Indivíduo concreto: inserido dentro de um contexto sócio-cultural.

· A deficiência é definida de acordo com valores estéticos, morais, raciais, culturais, religiosos e econômicos. Além disso, é preciso contextualizá-la cultural e historicamente. As mudanças sociais contribuem para que se mude o conceito de “não capaz”. É o que Amaral chama de “divisor de águas” ou “divisor social”.

· A autora traz dois “novos” conceitos de deficiência: “primária” e “secundária”.

- Deficiência primária: é um elemento que engloba as limitações em si. Neste grupo aparecem:
- Deficiência: relativa a toda alteração do corpo ou aparência física, de um órgão ou de uma função.
- Incapacidade: reflete a conseqüência das deficiências em termos de desempenho e atividade funcional do indivíduo.
- Deficiência secundária: incidem sobre ela fatores extrínsecos (valores sociais existentes).
Neste grupo, encontramos:
- Desvantagem: representa a expressão social. Provém da falha ou impossibilidade em satisfazer as expectativas ou normas do universo em que o indivíduo vive.

Na segunda parte da aula, discutida uma carta de uma adolescente dirigida à conselheira sentimental de uma revista Miss Lonelyhearts, incluída no livro de GOFFMAN, E. Estigma: notas sobre a manipulação da identidade deteriorada. 4.ª ed. Rio de Janeiro, Zahar, 1982. A autora da carta é uma garota de 16 anos, muito infeliz, por ter nascido sem nariz, fazendo com que todos se afastem dela.

Foram lançadas as seguintes perguntas sobre o texto: A autora da carta pode ser vista como tendo :

· Uma Doença? Qual?
· Uma Deficiência? Qual?
· Incapacidades? Quais?
· Desvantagens? Quais?

Respostas:

- Doença: a maioria dos grupos respondeu que não havia doença, por encarar doença como ausência de saúde, apenas um dos grupos, apoiando-se no texto de Gilberto Velho, considerou a garota como doente.

- Deficiência: sim, pois apresenta uma alteração em sua aparência física(o fato dela não ter nascido com o nariz).

- Incapacidade: acordado que ela tem apenas uma incapacidade
(limitação na capacidade olfativa),. Discutido neste aspecto que o termo correto é TER INCAPACIDADE e NÃO SER INCAPAZ.

- Desvantagem: a sociedade não a aceita esteticamente e ela se sente prejudicada por não conseguir namorar, relacionar-se com outras pessoas. Está em desvantagem nas situações em que há contato face a face. Não está em desvantagem ao comunicar-se por telefone, por carta, por e-mail, MSN, Orkut, etc.

CAMPANHA DA FRATERNIDADE: INCLUSÃO OU BOA AÇÃO?

ORAÇÃO DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2006
Ó Pai de misericórdia,nós vos louvamos e agradecemos porque, pela morte e ressurreição de vosso Filhoe pela ação do Espírito Santo,nos reconciliais convosco e entre nós.Abri nossos olhos para reconhecermos em cada ser humanoa dignidade de filhos benditos vossos.Convertei nosso coração para acolhermos a todos com amor fraterno,de maneira especial as pessoas com deficiência.Ajudai-nos a promover a autonomia e a plena realização desses nossos irmãos e irmãs,na família, na sociedade e na Igreja.Ensinai-nos que o segredo da felicidade está em fazer o beme em partilhar alegrias e sofrimentos.Tornai-nos solidários em relação às pessoas com deficiência:que elas ocupem o centro de nossas atenções.Ao lado delas estaremos mais perto de Vóse receberemos muito mais do que oferecemos.Ó Maria, Mãe querida, Jesus nos confiou a Vós como filhos e filhas.Confortai os que se dedicam com amor àqueles que um dia, felizes, nos receberão na casa do Pai. Amém!
Publicado em 28/12/2005 - 10:30